14 janeiro, 2011

Lenda do Tanuki (guaxinim)

O Tanuki faz parte da mitologia japonesa desde tempos antigos.Ele é uma criatura mística,alegre e travessa mestre no disfarce e troca de formas.
Tem como principal característica a predileção por sake e é frequentemente retratado, com uma garrafa em uma mão e uma nota promissória em outra- uma conta que ele nunca paga -e sempre usando chapéu .Tem uma barriga enorme e vive sentado sobre seus testículos gigantescos.Até hoje suas estátuas podem ser vistas especialmente do lado de fora dos restaurantes e bares japoneses para atrair clientes.

Nas lendas mais antigas, a identificação do Tanuki era incerta.Era referido à animais como itachi (doninha), ten (marta), musasabi (esquilo voador) ou o próprio Tanuki.Uma definição mais precisa do termo "Tanuki" ocorreu a partir da Era Edo (1603-1868), quando acabaram por indentificá-lo com o texugo japonês.
O Tanuki na verdade é um animal brincalhão, suas ações poderiam ser consideradas divertidas, ao invés de cruéis como as lendas da raposa "Kitsune".

A principal crença em torno do Tanuki é a sua capacidade de mudar de forma ,transformando-se ,na maior parte dos casos , em homens.Contudo , o Tanuki , geralmente , não obtém tanto sucesso na execução de seus planos , como ocorre com as Kitsunes.Como por exemplo acredita-se que por gostar tanto de sake , ao sentir seu cheiro , o Tanuki esquece-se de seu disfarce e levanta o rabo , revelando sua verdadeira identidade.

Informações do site: mais sobre a lenda

*Eu tbm tenho o dvd dessa lenda!!é bem legal!!Eu comprei em uma feira japonesa que teve aqui na minha cidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário