14 outubro, 2010

Mitos Japoneses!!!^^

Coelhinhos da Lua
No Japão existe uma lenda que diz que os coelhos moram na Lua e fazem bolinhos de arroz (Mochi, é um
bolinho branco feito a partir de uma massa de arroz cozido, amassada num pilão).
No Ano Novo esse bolinho é muito procurado pelos japoneses porque, segundo a crença, traz prosperidade e longa vida às pessoas que o comerem nesse dia.
Dizem, que se você olhar atentamente numa noite de lua cheia, poderá vê-los amassando alegremente os
bolinhos de arroz!

A lenda da cegonha

O Tsuru (cegonha em japonês) é um dos animais que simbolizam a mocidade eterna e felicidade da Ásia.
Diz-se que ela vive 1000 anos. São, possivelmente, os pássaros mais velhos da Terra.
Era considerado o pássaro companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas. Como esses eram eremitas místicos, que supunham terem poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru, passou a ser considerado um pássaro possuidor de vida
longa.
É uma das aves mais conhecidas do Oriente, perdendo apenas para a Fênix, a ave que renasce das cinzas.
A cegonha é considerada a mãe de todas as aves e representa o canal entre o mundo dos vivos e dos
mortos.
Algumas vezes a imagem do tsuru é colocada em caixões, para que a alma do morto seja levada para o céu em suas costas.
Como um símbolo de longevidade, os japoneses costumam presentear os amigos com uma dobradura de
papel (origami) em forma de Tsuru.
Dizem que se você conseguir dobrar mil tsurus (enquanto mentaliza um desejo), este desejo será realizado !!!


Lenda do Tanabata (Festa das Estrelas)

Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos na China e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu, assim conhecidos pelos japoneses.
Orihime, a filha do Senhor Celestial, gostava de tecer e passava o tempo diante de sua máquina de tecer. O Senhor Celestial preocupado, pensava em casá-la com o pastor Kengyu, que se encontrava no outro extremo da Via Láctea.
Após o seu casamento, os dois amantes ficaram inseparáveis e conduzidos por sua paixão, esqueceram de suas obrigações.
Por causa de sua imprudência, o casal foi transformado em estrela e separados pela Via Láctea.
Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os amantes, no dia 7 de julho, o Tanabata.
No dia do Tanabata é costume escrever os pedidos em papéis coloridos (tanzaku), que são amarrados nos ramos de bambu (sassa dake), colocados junto aos enfeites que embelezam o festival.
A lenda diz que todos os desejos são atendidos no momento mágico do encontro entre Orihime e Kengyu.


3 comentários:

  1. sabe que eu sempre quis ver esses coelhinhos da lua? "Vou procurar pelos coelhinhos da Lua..." vou fazer um desenho meu algum dia dançando com os coelhinhos lunares *.*

    ResponderExcluir
  2. Legal!!!!!Eu tbm fiquei com vontade d ver esses coelhinhos agora!!!^^

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço esses bolinhos já vi num anime eu acho... Mas se eu dependesse de um desejo eu me ferraria na hora de fazer mil tsurus por que eu não sei fazer nem mesmo um!°3°'

    ResponderExcluir